- ETHOS em grego
significa comportamento, ação, atividade, disto veio nossa ética.
- Ética = estudo do
comportamento ou a Ciência da Boa Conduta.
- Em Aristóteles, a Ética
designa: Práticas, ações cotidianas, hábitos da conduta humana. Não há
especificamente “Ética”, mas há sim uma “vida ética, onde “Os
verdadeiros prazeres do ser humano são as ações conforme a Virtude”.
Virtudes:
Intelectuais e Éticas
1-Virtudes
Intelectuais (Dianoéticas): capacidades
de conhecimento possíveis à alma racional. De acordo
com Aristóteles, as virtudes dianoéticas são:
apreciação
estética...
permite à pessoa
demonstrar o porque das coisas
-
a Sabedoria Prática,
ou Frónesis: nos guia bem na vida cotidiana, saber o q/ é bom
ou mau para cada um diante aqui que pode mudar...
coisas
excelentes, que são o que são,
- o
Intelecto ou Noús: conhecimento direto dos princípios demonstráveis,
raciocínio e compreensão executados pela alma
- Essas são
Virtudes imutáveis, são POTÊNCIAS da parte racional pura da alma de cada um, a
alma que as tem são Perfeitas em racionalidade. Nessas virtudes se apresentam o
mote, o segredo: estamos destinados à Felicidade porque possuímos já uma
parcela da Divindade em nós, que são essas virtudes intelectuais.
2- Virtudes Éticas: abrangem parte
da alma que não é racional, e que deve ser disciplinada.
- Para encontrar a medida
justa ou justo meio em qualquer situação da vida temos que aplicar as
VIRTUDES ao nosso comportamento, principalmente as VIRTUDES ÉTICAS,
ARETÊ = EXCELÊNCIA.
- Virtudes Éticas (Hábitos
racionais que tornam as pessoas boas e permitem cumprir
suas tarefas, e, portanto, serem felizes):
- TEMPERANÇA: uso justo
dos prazeres dos sentidos (comer, beber e sexo).
- CORAGEM: justo meio
entre a covardia e audácia (temer e ser temido).
- LIBERALIDADE: justo
meio entre escravidão e devassidão (não ser escravo das coisas e nem escravizar
ninguém).
- MAGNANIMIDADE: justo
meio entre desejar grandes honras e ser digno delas (aqui há o esforço de se
fazer sempre merecer as maiores honras).
- MANSIDÃO: justo meio
entre passividade e violência.
- FRANQUEZA: justo meio
entre mentir e o excesso de verdade.
- JUSTIÇA: superiora
todas as virtudes, pois está na base de todas as outras.
- AMIZADE: é o que dá sentido
à existência, e nela q/ as Virtudes e os Bens Materiais se encaixam,
afinal, porque seriamos virtuosos e para q/ teríamos bens se
não tivéssemos amigos com quem dividir esses prazeres, esses bens,
nos pergunta Aristóteles.
- Virtude inteira e
perfeita porque compreende todas as outras. Quem a usa pode servir-se
dela para si e principalmente em relação aos outros.
- A Ética, como ação, tem sua base no
reconhecimento de nossa dignidade enquanto ser humano e por consequência na
dignidade de nossos semelhantes.
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