quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aristóteles: Ética & As Virtudes

ETHOS em grego significa comportamento, ação, atividade, disto veio nossa ética.
Ética = estudo do comportamento ou a Ciência da Boa Conduta.
- Em Aristóteles, a Ética designa: Práticas, ações cotidianas, hábitos da conduta humana. Não há especificamente “Ética”, mas há sim uma “vida ética, onde “Os verdadeiros prazeres do ser humano são as ações conforme a Virtude”.

Virtudes: Intelectuais e Éticas

1-Virtudes Intelectuais (Dianoéticas): capacidades de conhecimento possíveis à   alma racionalDe acordo com Aristóteles, as virtudes dianoéticas são:
   - a Arte ou Technè: são nossos TALENTOS naturais p/ produzir coisas, com uma
apreciação estética...
   - a Ciência ou Epistéme: conhecimento racional das causas e efeitos das coisas, que
permite à pessoa demonstrar o porque das coisas
   - a Sabedoria Prática, ou Frónesis: nos guia bem na vida cotidiana, saber o q/ é bom ou mau para cada um diante aqui que pode mudar...
   - a Sapiência, ou Sophia: nos aproxima da divindade, transcendência, é a ciência das
 coisas excelentes, que são o que são,
  - o Intelecto ou Noús: conhecimento direto dos princípios demonstráveis, raciocínio e compreensão executados pela alma

- Essas são Virtudes imutáveis, são POTÊNCIAS da parte racional pura da alma de cada um, a alma que as tem são Perfeitas em racionalidade. Nessas virtudes se apresentam o mote, o segredo: estamos destinados à Felicidade porque possuímos já uma parcela da Divindade em nós, que são essas virtudes intelectuais.  

2- Virtudes Éticas: abrangem parte da alma que não é racional, e que deve ser disciplinada.

- Para encontrar a medida justa ou justo meio em qualquer situação da vida temos que aplicar as VIRTUDES ao nosso comportamento, principalmente as VIRTUDES ÉTICAS, ARETÊ = EXCELÊNCIA.

Virtudes Éticas (Hábitos racionais que tornam as pessoas boas e permitem cumprir suas tarefas, e, portanto, serem felizes):

   - TEMPERANÇA: uso justo dos prazeres dos sentidos (comer, beber e sexo).
   - CORAGEM: justo meio entre a covardia e audácia (temer e ser temido).
   - LIBERALIDADE: justo meio entre escravidão e devassidão (não ser escravo das coisas e nem escravizar ninguém).
   - MAGNANIMIDADE: justo meio entre desejar grandes honras e ser digno delas (aqui há o esforço de se fazer sempre merecer as maiores honras).
   - MANSIDÃO: justo meio entre passividade e violência.
   - FRANQUEZA: justo meio entre mentir e o excesso de verdade.
   - JUSTIÇA: superiora todas as virtudes, pois está na base de todas as outras.
  - AMIZADE: é o que dá sentido à existência, e nela q/ as Virtudes e os Bens Materiais se encaixam, afinal, porque seriamos virtuosos e para q/ teríamos bens se não tivéssemos amigos com quem dividir esses prazeres, esses bens, nos pergunta Aristóteles.


 - Virtude inteira e perfeita porque compreende todas as outras. Quem a usa pode servir-se dela para si e principalmente em relação aos outros.


- A Ética, como ação, tem sua base no reconhecimento de nossa dignidade enquanto ser humano e por consequência na dignidade de nossos semelhantes.



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