quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Aristóteles


 Vida, Obra e Filosofia:
-Vida:
- Aristóteles, nasceu em Estagira, 384 a.C., foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.  Seus escritos abrangem os mais diversos assuntos.
- Aristóteles é considerado O Filósofo, porque com seus estudos ele se tornou o modelo de pensador até hoje, examinando todos os âmbitos da realidade.
- Junto de Sócrates e Platão, Aristóteles é visto como um dos fundadores da Filosofia Ocidental.  
- Aristóteles fundou a escola Liceu em Atenas. Os filiados da escola mais tarde foram chamados de Peripatéticos (peri-pathos: aqueles que caminham).

- Obra:
- Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. O filósofo valorizava a inteligência humana, racionalidade, a única forma de alcançar as verdades. (x Platão – Ideias – Lembrança).
- Os membros do Liceu, sob a orientação de Aristóteles realizavam pesquisas em uma ampla gama de assuntos, os quais eram de interesse do próprio Aristóteles: botânica, biologia, lógica, música, matemática, astronomia, medicina, cosmologia, física, história da filosofia, metafísica, psicologia, ética, teologia, retórica, história política, do governo e da teoria política, retórica e as artes.
- Assim ele descreveu os campos básicos da investigação da realidade e deu-lhes os nomes com que são conhecidos até os nossos dias.

-Pensamento:
- Os principais fundamentos do pensamento de Aristóteles são:
   - O mais importante é a observação da Natureza e o valor e a dignidade das indagações dirigido à esse mundo natural. Tudo vale a pena ser estudado na natureza, pois o que ali é pesquisado é a substância das coisas.
   - Metafísica = Filosofia Primeira e a Teoria das Substâncias, é o fundamento do conjunto de todos os saberes.
   - Doutrina das 4 Causas (Material – Formal – Motriz – Final) e do Movimento (passagem de potência ao ato).
   4º- Interpretação das Coisas Divinas com o conceito de Primeiro Motor e do Ato  Puro.
   - Teoria do Conhecimento e da Lógica baseada na doutrina da essência substancial ou necessária.
   - Importância da Lógica p/ se ter um conhecimento científico através da dedução pelos silogismos. (livro didático p. 158).

- Além disso tudo, p/ Aristóteles a vida humana consiste em se descobrir e realizar sua finalidade no mundo, o que se dá somente pela prática das Virtudes. E a finalidade da vida humana é o encontro com o “Bem Supremo” através da Razão, fator que só o ser humano possui.
- Segundo Arist., o que precisamos, a fim de viver bem, é uma apreciação adequada da maneira em que os bens, tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza, se encaixam como um todo.

- A vida humana constitui na busca de algo que está no humanamente possível, o que Aristóteles acredita ser a Felicidade (eudaimonía), pois, a noção de felicidade é uma criação humana, sendo plenamente alcançável e obtida pela razão teleológica (= a razão que visa um fim específico).

- A filosofia de Aristóteles dominou verdadeiramente o pensamento europeu a partir do século XII. A revolução científica, promovida pelo Renascimento iniciou-se no século XVI e foi somente onde a filosofia aristotélica foi dominante. 


- Podemos dizer que tudo (ou quase tudo) que aprendemos em nossa cultura ocidental, na escola, através das ciências, foi definido a partir do pensamento de Aristóteles. Nosso modo de pensar é aristotélico, nossa forma de raciocinar até nossos conceitos religiosos cristãos, foram pautados no que Aristóteles pensou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário