quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Aristóteles: Finalidade da Vida Humana = Felicidade


- p/ Aristóteles a vida humana consiste em se descobrir e realizar sua finalidade no mundo, o que se dá somente pela prática das Virtudes. E a finalidade da vida humana é o encontro com o “Bem Supremo” através da Razão, fator que só o ser humano possui.

- Segundo Aristóteles,o que precisamos, a fim de viver bem, é uma apreciação adequada da maneira em que os bens, tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza, se encaixam como um todo, veja que ele não fala aqui só de coisas MATERIAIS.

- A vida humana constitui na busca de algo que está no humanamente possível, o que Aristóteles acredita ser a Felicidade (eudaimonía), pois, a noção de felicidade é uma criação humana, sendo plenamente alcançável e obtida pela razão teleológica (= a razão que visa um fim específico).

-AQUILO QUE FAZ AS COISAS SEREM O QUE SÃO É A FINALIDADE PARA QUAL AS COISAS NASCERAM. A estrutura interna de cada coisa depende do seu fim, então, como a finalidade da vida é a FELICIDADE, tudo em nós é de tal modo feito para que alcancemos essa felicidade, então por que existe a dor e a tristeza?

- Aristóteles responderia: porque as pessoas, em suas vidas, procuram satisfazer os desejos transitórios, e não serem felizes! “Desejos transitórios” são aquelas coisas que dependem de outra para que estejamos contentes (bens materiais, pessoa amada, emprego bom, ou seja, tudo que podemos vir a perder ou não acontecer).

- A felicidade não vem de nada disso, porque senão poderíamos comprar a felicidade, mas Aristóteles diz que ela é acessível à TODOS, sem intermédios.

- Assim, a Felicidade é uma condição ÉTICA do ser humano, é uma capacidade moral, ou uma VIRTUDE: o meio termo entre o excesso e a ausência. 

- P/ Aristóteles a finalidade da vida humana é alcançar a Felicidade.
- Felicidade = viver conforme a BOA CONSCIÊNCIA.
- Felicidade entretanto:
                      NÃO É SIMPLES VIVER = como os VEGETAIS. 
                      NÃO É A VIDA PURAMENTE SENSÍVEL =  como os ANIMAIS.
                      É UMA ATIVIDADE RACIONAL DA ALMA HUMANA.

- De tal forma que a felicidade vem pelo HÁBITO de ser RACIONAL, mas mais ainda, é uma PRÁTICA, justamente pela prática de AÇÕES JUSTAS que nos tornamos JUSTOS.

- Ninguém é NATURALMENTE justo ou virtuoso, é um exercício cotidiano, depende de esforço, e depende mais de ser RACIONAL, para achar o JUSTO MEIO em qualquer ação.

- E um detalhe importante: p/ Aristóteles a felicidade deve residir nas coisas que independem de detalhes para possuirmos, assim não podemos depositar nossa felicidade nas coisas passageiras (coisas que a casualidade pode nos tirar – riquezas, amores, tempo), mas nas coisas perenes que nem o tempo e nem a sorte ou o azar podem causar ou destruir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário